sábado, 20 de junho de 2009



Leia, é muito interessante.


Achado gene que atua na renovação de células-tronco

Um gene comanda a atuação tanto das células-tronco adultas quanto das embrionárias nas funções de auto-renovação, cruciais para seu possível uso em tratamentos médicos, disseram pesquisadores na quinta-feira. Embora a biologia de ambos os tipos de células-tronco seja diferente, um estudo publicado na revista Cell mostrou que elas compartilham pelo menos um traço importante, um gene chamado Zfx.

Células-tronco são uma espécie de "manual de instruções" do organismo, capazes de se transformarem em vários tipos de tecidos e células, de modo que provavelmente poderão ser usadas para a regeneração de tecidos danificados por acidentes ou doenças. Um dos motivos que as torna tão valiosas para os cientistas é que elas se auto-renovam - vivem e se dividem em laboratório durante meses e até anos, sem nunca se diferenciarem para formar células e tecidos específicos.

Trabalhando com células de ratos, pesquisadores liderados por Boris Reizis, do Centro Médico da Universidade Columbia, em Nova York, descobriram que o gene Zfx governava a auto-renovação em células-tronco embrionárias e em células-tronco adultas ditas hematopoiéticas, ou seja, que formam as células sangüíneas. Reizis disse que muito provavelmente esse gene faz em pessoas o mesmo que em ratos. A descoberta amplia a compreensão da biologia dessas células. As células-tronco embrionárias estão presentes no início do desenvolvimento do embrião, dando origem a todos os tipos de células no corpo.

Defensores das pesquisas com esse tipo de células-tronco prevêem formas revolucionárias de tratar problemas como diabetes, mal de Parkinson e lesões de coluna. Mas essa pesquisa exige a destruição de embriões com alguns dias de vida, o que adversários da técnica consideram imoral. Em adultos, o corpo é repleto de células-tronco adultas, que continuamente geram todos os tipos de células que compreendem determinados tipos de tecidos. Elas não são tão maleáveis quanto as células-tronco embrionárias, mas os cientistas acham que também são potencialmente úteis para fins médicos. "Por um bom tempo, uma questão importante era se esta auto-renovação das células-tronco embrionárias e das células-tronco adultas específicas de um tecido tinham uma base molecular comum", disse Reizis. "Basicamente, havia dados pró e contra isso, e no geral é uma grande polêmica."

Reizis disse que sua pesquisa demonstra a base molecular comum no papel do Zfx, um tipo de gene que controla a ação de outros genes. Segundo ele, uma maior compreensão de como este gene funciona pode permitir que os cientistas melhorem a auto-renovação de diferentes tipos de células-tronco, o que pode ajudar, por exemplo, na produção de células-tronco embrionárias para uso em pesquisas médicas ou em possíveis tratamentos futuros.


(Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1560139-EI296,00-Achado+gene+que+atua+na+renovacao+de+celulastronco.html. Acesso em: 20 jun de 2009)

E você o que acha? Será que tais descobertas podem ser benéficas ou são uma crueldade a vida? Comente!


Um comentário:

  1. Nossa, essa coisa de células tronco é realmente muuito legal... só de pensar que na miinha éépoca não existia nem celular ;O aoiehoaihoaieh

    mas então, na minha opinião, eu acho que seria imoral só se "roubassem" as células do embrião de uma mãe que estivesse disposta a ter o filho... Se ela tivesse fecundado seu óvulinho APENAS para auxílio nas pesquisas, eu não veria mal algum!

    Aliás, alguém sabe se as pesquisas e testes em células tronco no Brasil já foram aceitas ou se tem alguém pesquisando e/ou fazendo experimentos "secretamente" aqui no brasil?

    ResponderExcluir