sábado, 12 de setembro de 2009

Botulismo - Resumo

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar causada pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum, e forma de bacilo, que libera uma toxina que ataca o sistema nervoso. A contaminação usualmente acontece no solo durante a colheita dos alimentos, onde a bactéria, em forma de esporos ultra-resistentes, se instala nos alimentos e se desenvolve quando encontra um ambiente propício, sem ar. Latas e potes com a tampa estufada pedem ser indício da presença desta bactéria, que fermenta para produzir energia.

De 12 a 36 depois do alimento ser ingerido, a toxina cai na corrente sangüínea e interfere na comunicação entre as sinapses. Os sintomas dessa doença são:

- Aversão à luz

- Visão dupla e dilatação das pupilas

- Disfonia, dificuldade de articular palavras

- Vômitos, secura na boca e garganta

- Disfagia, dificuldade para engolir

- Paralisia respiratória que pode levar à morte

- Constipação intestinal

- Retenção de urina

- Debilidade motora.


O tratamento é lento e baseado na aplicação de um soro antibotulínico, que impede a propagação da toxina enquanto ela é destruída pelo próprio organismo do doente.

Apesar de ser potencialmente fatal, a toxina botulínica é utilizada para tratar espasmos musculares indesejados e aplicado no tratamento para eliminar linhas de expressão facial.


13 comentários:

  1. Apesar de pesquisar bastante, ninguem do nosso grupo achou a taxa de mortalidade causada pelo botulismo. Alguns sites afirmam que é uma doença rara, mas já não houve uma epidemia de botulismo no Brasil?

    Quem souber, por favor poste aqui.

    ResponderExcluir
  2. Vocês saibam que o botox é a toxina botulínica (em baixa concentração) aplicada nos músculo faciais para paralizá-los?
    É por isso que quem fez uma aplicação de botox recente perde as expressões faciais por um tempo.

    ResponderExcluir
  3. A professora comentou na sala sobre o Botox...
    É o Botulismo ou o Tétano que pode paralisar o Diafragma, causando Asfixia?
    O.o
    Corrijam-me se eu estiver errada x)

    ResponderExcluir
  4. Ahh, olha o que eu achei:

    "A única epidemia comprovada desta doença no Brasil ocorreu na década de 1950, no Rio Grande do Sul, onde nove pessoas a adquiriram, após a ingestäo de conserva caseira de peixe. O presente estudo relata um surto de Botulismo Tipo A ocorrido em uma família de 8 membros, dos quais 7 contraíram esta toxinfecçäo após a ingestäo de carne suína conservada sob a forma de enlatado caseiro. Duas evoluiram para o óbito, e os restantes recuperaram-se após variável tempo de evoluçäo. Onze meses após, diagnósticou-se novo caso desta doença, cuja fonte da intoxicaçäo näo pôde ser detectada. Pretende-se com esta publicaçäo, divulgar a segunda epidemia comprovada de Botulismo no Brasil, e chamar atençäo para seu quadro clínico, diagnóstico e tratamento, praticamente desconhecidos em nosso meio (AU)"

    Parece um Resumo de Livro, tah aqui o link:

    http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=42745&indexSearch=ID

    ResponderExcluir
  5. Lê, pelo que eu ouvi, é o botulismo que pode paralisar. Tem até no resumo se eu não me engano; "- Paralisia respiratória que pode levar à morte"

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. heey... ela é apenas anaeróbia...!! show

    e os sintomas dessa doença são bem diferentes... como aversão a luz, paralisia, disfonia e tals... é uma boa para cair na prova... xDDD kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Leticia

    botulismo é causado pela bacteria Clostridium botulinum e o tétano pela bacteria Clostridium tetani.

    Isso explica a semelhança dos sintomas...

    ResponderExcluir
  9. Curiosidades sobre o botulismo:

    Sua bactéria é anaeróbica facultativa, por isso ele sobrevive em embalagens a vácuo e elas estufam por que ele está gerando energia através da fermentação.

    O.O A bactéria morrem em 50 minutos a 100°C e se reproduz entre 3 a 20ºC. Em forma de esporos fica mais resistente a mudanças de temperatura.

    E pra quem tava falando da paralisia muscular que causa morte por asfixia... Aqui tem um pouco sobre o que se é feito nesses casos:

    Tratamento:
    É uma emergência que requer administração de anti-toxina (antídoto) imediata. Se o paciente apresenta déficit respiratório deve ser usada uma máquina de respiração artificial até a paralisia terminar, o que pode demorar alguns dias. São usados enemas para remover todos os restos de comida contaminada ainda não absorvidos do intestino.
    Se possível deve ser dado a anti-toxina específica. Caso não identificada, é administrado o soro polivalente. A anti-toxina neutraliza apenas a toxina circulante, isto é, aquelas que já se ligaram aos nervos não é afetada. O tratamento, se tardio, pode não funcionar. Por isso é importante o diagnóstico precoce. A toxina ligada aos nervos permanece por longo período, mantendo os sintomas. A pessoa pode permanecer com sequelas nervosas por um longo período.

    ResponderExcluir
  10. Achei um site legal sobre botox. Ele defende o uso:

    http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1803501-EI7606,00.html

    Acho que é inútil! O que vocês acham? Se você tivesse umas ruguinhas, você aplicaria a bactéria no seu rosto?
    crasy:p

    ResponderExcluir