segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Resumo de Leishmaniose

A Leishmaniose é causada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido ao homem através da picada dos mosquitos fêmea flebotomíneos. Pode se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Cutânea, caracterizada por lesões na pele, nariz, boca e até garganta; e a Leishmaniose Visceral, doença sistêmica que afeta principalmente o baço e o fígado.
Os sintomas variam de acordo com o tipo da Leishmaniose. No caso da cutânea, surge uma mancha avermelhada ou um nódulo, e as lesões são tipicamente de áreas expostas. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço, entre outros.
A melhor prevenção é evitar áreas muito próximas à mata, onde o vetor é mais comum e proteção mecânica contra as picadas dos insetos.
O tratamento deve ser feito através de medicamentos e acompanhado por um médico, já que se não for tratado, a doença pode levar a morte.
No Brasil, o maior número de casos são registrados nas regiões Norte e Nordeste, onde a precariedade das condições sanitárias favorecem a propagação da doença. Mas o aumento do número de registros na Região Sudeste mostram que todo o país corre risco de ter epidemias de Leishmaniose.

7 comentários: