sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Gonorréia - resumo

Gonorréia também pode ser conhecida como: blenorragia, uretrite gonocócica, esquentamento, corrimento, escorrimento e pingadeira. É uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que afeta, principalmente, a uretra, tanto de homens quanto de mulheres. A bactéria pode entrar no corpo através de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto).
 
O tratamento era feito com a penicilina também, porém deixou de ser utilizada em razão da grande resistência que as bactérias criaram a esse antibiótico. Dá-se preferência a doses únicas de ceftriaxonia, ciprofloxacino,ofloxacino e azitromicina. Ministrados tanto por via oral quanto por injeções.

Você pode ter gonorréia sem ter nenhum sintoma evidente. Quando os sintomas existem, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção. Eles podem incluir:
- Sensação de queimação ou dor ao urinar
- Vontade freqüente de urinar
- Corrimento turvo e denso do pênis
- Corrimento vaginal turvo, amarelo com odor desagradável
- Dor de estômago (nas mulheres)
- Sangramento menstrual anormal
- Ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal)
- Inflamação de garganta (após relação sexual oral)
- Dor no escroto ou testículos.

Relações sexuais e bebidas alcoólicas devem ser evitadas neste período e por mais uma semana após o tratamento. Os parceiros de pessoas infectadas devem, também, se consultar, a fim de verificar se houve contágio. Não compartilhar toalhas ou objetos pessoais íntimos que podem conter bactéria.

Não tratada de forma correta, pode causar infecção dos órgãos do sistema genital, com condições de originar esterilidade.

O uso da camisinha (ou abstinência sexual) e o pré-natal são as únicas formas de evitar a gonorréia.

Raramente, a bactéria se dissemina pela circulação sanguínea. Tal fato pode desencadear danos à epiderme, articulações, cérebro, faringe, olhos e válvulas cardíacas.

2 comentários:

  1. O risco de contagio para o sexo masculino, após contato sexual com parceira infectada, é de 20% e, no caso de reexposição, este índice poderá elevar-se a 90%. Nos homens, e em cerca de 20% das mulheres. Para o sexo feminino, o risco de infecção é em torno de 80%. Quando as mulheres são reexpostas, esse número aumenta para mais de 90%. Dentre as mulheres infectadas, cerca de 60% a 80% não apresentam sintomas ressaltando a importância do controle da população infectada para a interrupção da cadeia de transmissão. A gonorréia n mata muito ... se não tratada gera infertilidade, em homens... porém em mulherres é mais severa, pode resultar em inflamações pélvicas, podendo levar a morte

    ResponderExcluir
  2. Bom, falando o que a professora falou para complemeentar, os sintomas se desenvolvem principalmente nas mulheres e nos homens os sintomas podem não aparecer, o que faz com que o homem passe para a mulher mesmo não sabendo que tem Gonorréia.

    ResponderExcluir