sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Candidíase - RESUMO

Candidíase é uma doença também comnhecida como sapinho que é provocada por um fungo chamado candida albicans . Mais da metade da população mundial possui o fungo no organismo. A doença se manifesta quando por algum motivo o sistema imunológico nao funciona regurlamente e acaba deixando com que o fungo se multiplique e se desenvolva .
Os motivos que podem estar relacionados com a deficiência do sitema imunológico e assim o desenvolvimento da doença são :
Ter tomado antibiótico por um mês ou mais , ter sofrido desconforto devido a persintente prostatite , vaginite ou outros problema que afetam os orgãos reprodutores . Ter ficado grávida por duas vezes ou mais . Ter tomado algum tipo de droga via oral ou por inalação por mais de duas semanas. Ser ávido por açúcar ou bebidas alcoólicas .
Os sintomas são decorrentes de uma forte irritação no local infectado, causando ardor, coceira e descamação da pele ou da mucosa :
na candidíase oral temos aftas , no ânus causa coceira e ardor , no êsofago causa dor no peito e queimação quando engole comidas. Tanto no orgão reprodutor masculino e feminino há coceira e ardor .
A prevenção pode ser feita lavando bem as mãos principalmente depois de ir ao banheiro , não se sentar no vaso sanitário , não tomar banho de banheira , as mulhees devem lavar as mãos antes de colocar absorventes internos e usar antimicóticos em áreas em pode-se desenvolver a doença.
O tratamento é feito através de antimicóticos , fazer uma dieta preparada pelo médico ajuda a recuperar o sistema imunológico , em casos mais estranhos é preciso fazer o ratamento com medicamentos via oral além das pomadas locais .
Na contextualização , a incidência é maior em pessoas que tem o sistema imunológico debiltitado , não há informações específicas mas podemos dizer por exemplo que em países do continente africano em que há grandes partes da população contaminadas pela AIDS , a candidíase acaba sendo mais comum , pessoas assim também com mulheres que ficaram grávida duas vezes ou mais e outros exemplos fazem parte do grupo de risco dessa doença , ou seja manifestar a doença causada pelo fungo .

3 comentários:

  1. o que favorece a ocorrencia desta doença?

    por que esse tipo de infecção ocorre mais no verão?

    ResponderExcluir
  2. caroline
    será q eu apresentando um ceminario apenas com esse resumo eu irei adquerir uma nota boa??

    ResponderExcluir