quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cólera — Resumo

Cólera — Resumo

Agente Etiológico

A diarréia aguda é causada por uma bactéria denominada vibrião colérico (Vibrio cholerae), que se multiplica rapidamente no intestino delgado.

Sintomas

A infecção assintomática é mais comum do que a infecção acompanhada de sintomas. Quando há sintomas eles decorrem das perdas de líquidos e de sais minerais, sem reposição de água e eletrólitos (sais minerais) a situação se complica com vômitos, cólicas e diminuição acentuada da pressão sanguínea que causa aumento da freqüência cardíaca, choque e insuficiência renal.

Formas de Transmissão

A transmissão se dá pela ingestão de água ou gelo contaminados com fezes ou vômitos de doentes, assim como pelas fezes das pessoas portadoras do vibrião, mesmo que assintomáticos. Dá-se também pela ingestão de alimentos que entrem em contato com água contaminada, por mãos contaminadas de doentes ou portadores e de quem manipula os produtos alimentares.

Profilaxia

Beber somente água potável ou, se não dispõe desta, ferver ou utilizar hipoclorito de sódio (água sanitária) em toda a água para o consumo;

Consumir todos os alimento cozidos, especialmente verduras e mariscos;

Depois da cocção(cozimento),armazenar de forma adequada;

Destino e tratamento adequado dos dejetos humanos;

Destino adequado do lixo;

Lavar as mãos antes de manipular os alimentos, antes de comer e depois de ir ao banheiro;

Contextualização

A sétima pandemia de cólera chegou ao Brasil em 1991 e até 2001 atingiu todas as regiões do País, produzindo um total de 168.598 casos e 2.035 óbitos, com registro de grandes epidemias na região Nordeste.

Em 2002 e 2003 não foram detectados casos no Brasil.

No primeiro semestre de 2004, foram registrados 21 casos no município de São Bento do Una, situado no agreste de Pernambuco.

No primeiro trimestre de 2005, novos casos foram diagnosticados, no mesmo estado, sendo quatro em São Bento do Una e um no Recife.

Em 2006 foi registrado um caso importado procedente de Angola.

Nos anos de 2007 e 2008 não ocorreram casos.

3 comentários:

  1. "A transmissão se dá pela ingestão de água ou gelo contaminados com fezes ou vômitos de doentes"... com isso pode- se dizer q o meio em q ela vive é a água neh?!! por causa disso posso dizer q é aeróbia??

    ResponderExcluir
  2. Igor
    a colera apresenta um ciclo oral fecal... pense nisso para a resposta a sua pergunta.

    como o vibriao é transmitido? e como resiste às adversidades do meio?

    ResponderExcluir