terça-feira, 5 de maio de 2009

(Biologia) Evolução- Situação das mulheres de pescoço longo

Em determinada região da Birmânia, são colocados cinco anéis de metal no pescoço das meninas quando atingem a idade de cinco anos. Com o passar do tempo, novos anéis são acrescentados. Ao chegarem na idade adulta, essas mulheres apresentam pescoço com o dobro do tamanho normal. Essa tradição acabará levando, nas próximas gerações, ao nascimento de indivíduos de pescoço mais longo.

10 comentários:

  1. pessoal, é importante vcs colocarem a interpretação de vcs para discutirmos...

    ResponderExcluir
  2. Se fossemos pensar em relação as idéias de Lamarck, diriamos que sim, nas próximas gerações se desenvolveriam indivíduos com pescoço mais longo. Mas como aderimos aos conceitos de Darwin, dizemos que não, pois ocorreu uma mudança no fenótipo e não no genótipo, logo, não houve mutação.
    Caso eu esteja errada, corrijam-me por favor.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. eu to com a Leticia, de acordo com Darwin, é realmente impossível, pois não houve alteração no genótipo e sim no fenótipo.
    porque se houvesse alteração no genótipo, se eu e o Raul fizessemos academia nosso filho nasceria saradinho.

    ResponderExcluir
  5. me desculpem pela demora, mas estou postando hoje os comentários estabelecidos pelo grupo (Juh, Ana Paula, Leticia, Flávia e Wilson)no dia em que a situação foi proposta:

    "Durante a formação dos gametas (na meiose) a combinação dos genes propiciará a mudança do DNA ao longo das gerações. Acontece isso porque o DNA se adequa a situação imposta."

    essa foi nossa primeira conclusão, a qual percebemos estar incorreta quando recebemos o comentário do outro grupo, reformulamos então para o seguinte comentário:

    "As alterações físicas não mudam o DNA do individuo, só acontece um aumento de pele no local que foram colocadas as argolas. A mudança acontece só no fenótipo e não no genótipo, o que leva a não transmissão dos caracteres para as próximas gerações porque não muda o DNA. Por exemplo, se uma pessoa tem um piercing, isso não muda no DNA dela então seus filhos não nascerão com um furo no mesmo local."

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. então só confirmando, as pessoas não terão o pescoço maior!!

    ResponderExcluir
  9. então só confirmando, as pessoas não terão o pescoço maior!!
    certo?

    ResponderExcluir
  10. ju
    vc acha possivel que sem alterar o genotipo os descendentes tenham o pescoço maior?
    e quanto aos individuos que utilizazm as argolas?
    espero por vc!

    ResponderExcluir