quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cientistas especulam sobre o futuro da evolução no nosso planeta

O homem evolui também em direção, agora, a uma vida melhor. A evolução é cultural, acontece dentro das nossas cabeças. É também tecnológica. Nossos conhecimentos estão cada vez mais avançados.
O curador do Museu de História Natural de Nova York, Ian Tattersall, explica que a história da família humana é recheada de novas experiências, de adaptações dos seres ao meio ambiente, mudanças que fizeram de nós o que somos.
Darwin passou a vida buscando a origem das espécies. Uma das conclusões dele foi que a evolução é um processo dinâmico, que não para.
O geneticista Steve Jones defende a ideia de que, geneticamente, somos iguais aos homens de 150 mil anos atrás. A única grande diferença está no nosso cérebro. A evolução está acontecendo na nossa mente.
Se os primeiros habitantes da Terra tiveram de evoluir para buscar o alimento, se abrigar das diferenças climáticas, enfim, viver, hoje evoluir é mais que prioridade para nós. O homem de agora se aliou à ciência e à tecnologia para enxergar o amanhã e prever os males do futuro. Já não há como pensarmos na continuidade da vida sem a evolução cultural, sem a evolução biológica, sem todo desenvolvimento tecnológico que nos rodeia.
Claro que prever o futuro com exatidão ainda não nos é possível. Mas o mecanismo darwiniano continua regendo a evolução científica. O pesquisador lembra do progresso de descobertas como as bactérias, que podem ser usadas para despoluir o meio ambiente, ou o desenvolvimento das células-tronco.
“Nós permitimos que as pessoas que têm problemas genéticos e deficiências imunológicas cresçam e vivam normalmente em sociedade”, explica o geneticista Sérgio Danilo Pena.
São as células-tronco que vão permitir a medicina regenerativa. Elas abrirão também as portas para que os cientistas possam impedir o desenvolvimento de doenças que teremos no futuro.
A análise cada vez mais completa da sequência do DNA é outra evolução que nos espera. Chegaremos ao consultório do médico e receberemos dele uma receita com remédios compatíveis com o nosso genoma.
Progresso, evolução, tecnologia de última geração, vários podem ser os sinônimos da teoria da evolução da espécie. O darwinismo está presente em todos os ramos de nossas vidas.

Reportagem do dia vinte e sete de abril de dois mil e nove.
Karen Leão e Anne Caroline.

2 comentários:

  1. para iniciarmos:

    As transformações evolutivas pararam no homem?

    Quais mais transformações e/ou mutações poderiam ocorrer?

    ResponderExcluir
  2. Não, se nós temos constantes mutações, um dia pode ser que aconteça uma mutação boa, que nos deixe mais adaptados a algo que nós não somos agora. Isso pode fazer com que essas pessoas vivam mais, sei lá. Acho que nós nunca vamos parar de evoluir.

    ResponderExcluir