sábado, 9 de maio de 2009

(Biologia) Evolução: Situação das bactérias

O uso indiscriminado de antibióticos favorece as linhagens bacterianas resistentes a esses medicamentos. Como exemplo, temos o caso do Vibrio colerae, agente causador da cólera, do qual já são conhecidas linhagens resistentes a, pelo menos, cinco antibióticos.
Explique sua análise do ponto de vista evolutivo.

6 comentários:

  1. O grupo chegou à conclusão de que, com o passar do tempo, as bactérias resistentes aos antibióticos se reproduziram através de mitose, gerando cada vez mais bactérias resistentes, enquanto as não resistentes morreram. Com o passar do tempo, os antibióticos não faziam mais efeito, pois só havia bactérias resistentes a eles.

    ResponderExcluir
  2. Resposta do grupo Ana Beatriz, Bruna César, Fernanda, Marina e Quéren:
    Ao usarmos aintibióticos sem orientação, necessidade e em quantidade maior do que precisamos, o nosso organismo acaba se acostumando e o antibiótico acaba não fazendo efeito. Assim as bactérias podem se proliferar e criar mais resistência.

    ResponderExcluir
  3. Resposta do grupo Thais,Bruna S.,Gabriela,Levi e Renato:
    Quanto mais a pessoa usa os atibióticos, mais a bactéria vai se desenvolvendo e ficando imune a esses antibióticos. As bactérias que resistem aos antibióticos vão fazendo divisão celular(E!) e passam as características para outras bactérias. Essas características incluem a resistência aos antibióticos.

    2ºresposta do grupo Ana Beatriz, Bruna César, Fernanda, Marina e Quéren:
    Basicamente, pensamos na mesma coisa, porém este grupo escreveu de melhor forma, usando melhor todos os termos.
    Eles conseguiram formular muito bem, e pensaram em alguns pontos que esquecemos (divisão celular)

    ResponderExcluir
  4. Existem nas conclusões dos grupos pontos de vista evolucionistas que são embasados por teorias diferentes. quais sao elas?
    como justificar essas respostas?

    ResponderExcluir
  5. A do uso e desuso de Lamark e a da seleção natural de Darwin.

    ResponderExcluir
  6. Resposta:
    Com o uso indiscriminado dos antibióticos, as bactérias sofrem uma seleção artificial onde só as bactérias mais resistentes sobrevivem (que sofreram mutação), que então, por mitose, se reproduzem.

    ResponderExcluir