quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bolo de Casca de Laranja

Massa:
1 xícara de óleo
1 laranja (sem o miolo branco e as sementes)
4 ovos
2 xícaras de açúcar branco
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

No liquidificador, bata o óleo, a laranja, os ovos e o açúcar. Quando estiver tudo misturado e liquefeito, despeje numa tigela grande com a farinha peneirada e adicione o fermento. Quando a massa estiver homogênea, misture as cascas de laranja caramelizadas, roladas na farinha, e bote para assar em uma forma untada.



Cascas de Laranja Caramelizadas

Descasque quantas laranjas quiser, mas para a receita da massa a cima é recomendável algo em torno de meia dúzia. Descasque-as de preferência com uma faca pequena, retirando toda a parte laranja (ou verde). Depois de removidas, deixe as cascas de molho, completamente submersas (recomendo colocar um prato em cima para forçá-las a ficar no fundo) por no mínimo 24 horas, sempre trocando a água de tempos em tempos.
Assim que tiverem passado bastante tempo de molho, as cascas devem ser fervidas no mínimo duas vezes por mais ou menos 20 minutos. Aproveitando a troca da água durante as fervuras, aperte as cascas como se estivesse enxugando-as. Quando esfriarem, corte-as em tiras ou cubos e despejadas na mesma panela com um dedo de água e açúcar (a quantidade depende do número de laranjas utilizadas). Sempre mexa as cascar para que as do fundo não se queimem. Prove alguns pedaços de vez em quando e quando achar que a consistência e o sabor estão satisfatórios, desligue o fogo e continue mexendo até esfriar um pouco.
Antes de acrescentá-las à receita, role-as na farinha de trigo para impedir que afundem na massa e misture com cuidado.



Asse a receita em fogo médio por mais ou menos meia hora ou mais.
Tome cuidado ao desinformá-lo, pois se trata de um bolo bem frágil.

Por Jéssica Hanae Kanashiro Oseki (n°21) e Rodrigo Sinckevicius Martins (n°33), 2°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário