sábado, 7 de novembro de 2009

A importância Ecológica dos Fungos - Resumo

-> Os fungos possuem grande importância ecológica. Através deles são realizadas a manutenção e a ciclagem de nutrientes na natureza. Os fungos são heterótrofos e obtêm energia degradando material orgânico depositado na natureza e colonizado por eles. Podem ser parasitas de plantas, animais e outros fungos.

-> Esses organismos secretam enzimas no substrato onde se encontram e absorvem as moléculas resultantes da ação dessas enzimas. Participam ativamente nos ciclos de carbono, nitrogênio e fósforo além de outros nutrientes.
->A lignina, um dos constituintes da parede celular dos vegetais, apresenta grande estabilidade química e por essa razão apresenta considerável resistência no meio ambiente. Apenas os fungos basidiomicetos lignocelulolíticos, são os únicos organismos que conseguem digerir essa molécula.

->Os fungos podem ainda ser empregados no controle de insetos-pragas de plantas cultivadas ou mesmo de insetos vetores de doenças.

16 comentários:

  1. como relacionar a ciclagem da materia organica e forma de obtenção de alimento pelos fungos?

    ResponderExcluir
  2. Os fungos, por serem heterótrofos, obtem seu alimento atraves da degradação de matéria orgânica. Então, ao mesmo tempo que obtem os nutrientes necessarios para o seu crescimento, os fungos ainda disponibilizam os produtos resultantes da degradação para a ação de outros organismos. Esta ai a relação :)

    ResponderExcluir
  3. é correto afirmar q um copo de cerveja possui mais vitaminas q um copo de leite? porque? conceição

    ResponderExcluir
  4. é correto afirmar q um copo de cerveja possui mais vitaminas q um copo de leite? porque? thalita gessica

    ResponderExcluir
  5. Obrigado me ajudou muitoooo no trabalho da escola!

    ResponderExcluir
  6. Isso , me ajudo muito na tarefa , vlw

    ResponderExcluir
  7. Adorei , me ajudou muuito esse resumo. Beijos

    ResponderExcluir
  8. ola o tamanho dessa resumo , que merda

    ResponderExcluir